Dia Internacional dos Museus

0 comentários
18 de Maio

Museu de História Natural de Londres

Consegue imaginar o mundo sem Museus?

De repente podemos até achar que conseguimos, mas pensando a fundo seria muito estranho. Não teríamos contacto com objectos ou mesmo com fósseis de seres da Terra que tiveram vida noutra época.

Quando entramos num Museu, estamos a entrar numa verdadeira máquina do tempo, que nos proporciona uma viagem pelos séculos de um mundo e de uma humanidade, que nem sequer sonharíamos existir se não fossem estas instituições.

Se não fossem os Museus, jamais teríamos a oportunidade de ver, por exemplo, o compasso geométrico de Galileu Galilei, conservado, nos dias actuais, no Castello Sforzesco, em Milão.



Compasso Geométrico


Galileu Galileu


O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus - será celebrado em 2010 sob o tema “Museus e Harmonia Social” com actividades dedicadas a esse tema.

Mais uma vez o tema proposto para a comemoração do Dia dos Museus vem reiterar a questão social na contemporaneidade, com os seus permanentes desafios e necessidades, fruto das transformações de que são alvo os contextos sociais, culturais, económicos…, exigindo a criação constante de “pontes” e articulações e a afinação de programas nos museus que contribuam para a integração / coesão / harmonia social.


Museu Louvre, Paris

MUSEUS NATURAIS

Um museu não precisa ser um lugar com uma porta de entrada e objectos ou quadros expostos , está enganado. Após a criação pela UNESCO, em 1972, da Convenção do Património Mundial, isto perdeu um pouco o sentido.

Com a Convenção, pretendeu-se incentivar a preservação de bens culturais e naturais, avaliados como marcos estéticos da humanidade. Valorizaram-se cidades ou locais que, além de serem referência histórica e de identidade das nações nas quais se situavam, podiam ser concebidos como um Património Mundial.

A preservação desses lugares fica, portanto, a cargo do seu país de origem, que recebe o apoio da UNESCO nas atividades de protecção, pesquisa e divulgação.

Os museus são uma contribuição única no mundo. Através dos anos, preservam os objectos que foram utilizados, inventados ou descobertos pelo homem ao longo de sua existência histórica.

No caso das cidades ou locais preservados como Património Histórico e Cultural, a própria arquitectura utilizada nas construções de moradias adquire, com o passar do tempo, uma dimensão de arte a ser preservada.


Palácio Museu da Pena, Sintra

Pensemos ainda nos seres que jamais poderíamos imaginar, se não fosse o trabalho de exposição, em Museus de História Natural, dos esqueletos de animais pré-históricos. Sem dúvida uma fascinante viagem no tempo é o que os Museus, em geral, costumam nos proporcionar. Isto porque tudo o que pode ser visto nos Museus representa, na verdade, as riquezas naturais e culturais do mundo.

Museu Bode, Berlim

O PROFISSIONAL DE UM MUSEU

As pessoas que trabalham num museu são, acima de tudo, profissionais que procuram alta qualidade. Todos os museus, sejam especializados em arte, história ou tecnologia, têm como objectivo principal a prioridade cultural. Nessa área, a performance profissional qualificada é fundamental:

Ù Atenção a detalhes;

Ù Capacidade de análise, concentração, observação e organização;

Ù Criatividade;

Ù Curiosidade;

Ù Gosto pela pesquisa e pelos estudos;

Ù Habilidade manual;

Ù Interesse em adquirir conhecimentos em outros sectores;

Ù Sensibilidade artística, senso crítico e estético são essenciais para se exercer um bom trabalho;

Não esquecendo que o principal compromisso de um museu é servir ao público e que um bom profissional não deverá jamais perder esse compromisso de vista.

(Trabalho elaborado pela Assistente Técnica Maria José)

Se gostas desta mensagem por favor partilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

Sem respostas "Dia Internacional dos Museus"

Enviar um comentário