Maria Teresa Maia Gonzalez

0 comentários

Maria Teresa Maia Gonzalez
Maria Teresa Maia Gonzalez, escritora portuguesa, nasceu em Coimbra em 1958.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, tal como numa variante de estudos Franceses e Ingleses, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Aos 24 anos começou a dar aulas de Língua Portuguesa, actividade que manteve até 1997, tanto em escolas oficiais como em particulares. Também leccionou Inglês e Francês.

Paralelamente, iniciou em 1989 carreira como escritora de literatura juvenil, sendo a co-autora, com Maria do Rosário Pedreira, da colecção O Clube das Chaves, que já deu origem a mais de vinte livros. O primeiro livro intitulava-se O Clube das Chaves Entra em Acção e foi com ele que ganharam um concurso literário organizado pela editora Verbo.

Esta autora celebrizou-se com o Best Seller A Lua de Joana, que já vendeu mais de 250.000 exemplares em 17 edições. Esta obra aborda o problema da toxicodependência entre os jovens. O livro fez um grande sucesso, ultrapassando as 15 edições em Portugal, e foi traduzido na Albânia, Alemanha, Bulgária e Espanha.

Os seus livros têm a particularidade de serem lidos tanto por jovens, como pelos seus pais. Regra geral, reflectem assuntos relacionados com a juventude e os seus problemas e revelam uma grande sensibilidade e actualidade em relação aos mesmos.

Já publicou vários livros, como é caso de Gaspar & Mariana, A Fonte dos Segredos, O Guarda da Praia, o Incendiário Misterioso, Histórias com Jesus, A Cruz Vazia. Também é autora da colecção Profissão: Adolescente, da qual já se venderam 300.000 exemplares, apesar de estarem publicados 13 dos seus títulos.

Juntamente com Maria do Rosário Pedreira, é co-autora da colecção O Clube das Chaves. Relativamente a esta obra já se editaram 21 volumes, dos quais grande parte já têm várias edições.

A solo além de lançar a colecção Profissão Adolescente, também escreveu na colecção Um Palco na Escola as seguintes peças de teatro: Os Herdeiros da Lua de Joana, O Amigo do Computador e A Rapariga Voadora.

Toda a sua obra publicada na Editorial Verbo pode ser encontrada na secção Infanto-Juvenil

Se gostas desta mensagem por favor partilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

Sem respostas "Maria Teresa Maia Gonzalez"

Enviar um comentário