História da ex-Quinta Josefina

0 comentários

No espaço onde agora se encontra a nossa escola, EB2/3 Ciclos de Santo António, foi outrora a Quinta Josefina. Portanto, um património presente entre todos nós. Vamos saber mais da sua história!

A Quinta Josefina, segundo se lê no empedrado de calhau rolado da entrada, data de 1866. Esta residência era propriedade da família Castelo-Branco Manuel, família de literatos e artistas madeirenses que se destacaram pela sua intensa actividade no domínio da literatura e das artes.
Esta propriedade foi passando de descendência em descendência e por lá viveram o jornalista e poeta Maurício Carlos de Castelo-Branco Manuel; Maurício José de Castelo-Branco Manuel, Juíz e deputado às cortes; Gastão de Castelo- Branco, pintor e escultor, a quem se deve a pintura dos vários brasões de armas existentes na casa; e Joana de Castelo-Branco, poetisa.

Esta belíssima Quinta tinha tectos ricamente estucados e pintados e uma sala de jantar com paredes cobertas a papel pintado a gouache (datado de 1879). Tinha também um recanto, um outro edifício, chamado de "casinha de prazer", ainda hoje existente. Julga-se que por lá passavam os enamorados e as bisbilhoteiras.
casinha do prazer

Sabe-se ainda que esta Quinta era alugada para turismo de habitação Durante o Inverno (de Setembro até Junho), sendo o preço pago de 1250 a 2500 francos. Preços muitos mais baixos do que os que se praticavam na Quinta da Vigia ou Quinta Lambert, que oscilavam entre os 6500 e 7500 francos.

Em 1969, fizeram obras na casa e o arquitecto Marcelo Costa transformou a biblioteca da casa numa capela de desenho barroco, imitando a arquitectura do século XVIII.

Capela construída em 1969

Ainda pintado o brasão de armas da família (que ainda se mantém conservado) no estuque do tecto da capela. Este brasão compõe-se de um escudo clássico, esquartelado de:
  • Castelo-Branco (azul, com um leão de ouro,armado e lampassado de vermelho);
  • Freitas (vermelho, com 5 estrelas de seis raios de ouro);
  • Teixeira (azul, com cruz de ouro potenteia e vazia);
  • Spínola (ouro, com uma faixa xadrezada de prata e vermelho, de 3 tiras, sustendo um ramo de espinhas de vermelho, movente do bordo superior da faixa).
Brasão da família

Sobre o elmo (capacete destinado a defender a cabeça do soldado na guerra medieval), de 5 grades visíveis, o timbre dos Castelo-Branco: o leão do escudo; Paquife (figuras desenhadas em derredor o elmo e se espalha pelo escudo) e virol (duas cordas enrelaçadas ou coroa) completam o escudo.

A Quinta Josefina foi-se conservando ao longo dos anos como uma amostragem original de uma moda padronizada do século XIX. Possuía autênticas raridades ( como os trompe-l' oeil pintados sobre as paredes interiores) que foram desaparecendo com a realização de obras ao longo dos tempos. Hoje em dia o edifício antigo apresenta-se exteriormente bem conservado, mas o seu interior é vazio de quaisquer memórias que sejam capazes de revelar uma única pista sobre costumes, culturas ou hábitos de vida da época em que foi construída.

Um leilão dispersou parte do mobiliário da casa. Os jardins ficaram abandonados e por muitos anos ninguém se preocupou em proteger este património.
Desde 1997 esta Quinta transformou-se na nossa escola, EB2/3 de Santo António, e muito já foi destruído o que de bonito ali havia. Mas se passearmos pelos jardins da escola e olharmos minuciosamente para o que nos rodeia, ainda encontramos vestígios do que foi um jardim e uma casa com vida e história guardadas. O que resta de mais valioso na ex-Quinta Josefina são alguns exemplares de azulejos raros de estilo barroco, em tons de azul e branco, datados do século XVIII; e colagens de cerâmica partida que reconstituem cenas de Arte Nova, como vasos de flores ou animais, datados do início do século XX, ao estilo do gosto romântico. Estes pedaços de cerâmica foram provavelmente reaproveitados da demolição de algum edifício mais antigo.








Portanto, vamos todos esforçar-nos por proteger o que ainda existe!
Se gostas desta mensagem por favor partilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

Sem respostas "História da ex-Quinta Josefina"

Enviar um comentário