Ana Teresa Pereira

0 comentários

Ana Teresa Pereira nasceu em 1958 no Funchal.

Em 1989, publicou o seu primeiro livro, Matar a Imagem, com o qual ganhou o Prémio Caminho Policial.

Em 1990 na colecção Campo da Palavra publicou o romance As Personagens.


Estreou-se na literatura infantil com A Casa da Areia e A Casa dos Penhascos, dando assim início a uma nova colecção para jovens.

Desde o seu primeiro livro tem vindo a publicar regularmente. A singularidade da sua temática e a concisão da sua escrita reservam a Ana Teresa Pereira um lugar próprio na literatura portuguesa actual.

UMA BIOGRAFIA LITERÁRIA

Esta autora estreou-se com um romance policial - Matar a Imagem - premiado pela Caminho em 1989. Nele encontramos irrelevantes ecos biográficos. A heroína chama-se Rita e abandonou um curso de Filosofia para assumir a tarefa de escrever:

«Havia nela um medo feroz da escrita, de cair no poço sem fundo que era ela própria. O medo não era muito intenso nas semanas em que escrevia o livro na mente e as cenas e as personagens se formavam e desfaziam, e nem sabia se tinha um livro ou não.»

Rita vai casar com David, apesar das animosidades:

«Sentiu naquele instante que o detestava profundamente. A ele e ao que representava: um caminho certo, traçado, paralelo aos outros.» uma recusa que definirá todas as suas heroínas. Para o evoluir desta história de morte e amor, com vampiros e anjos, vai ser fundamental uma casa antiga, o mar, e o nevoeiro. Para todas as outras também.

Na obra de Ana Teresa Pereira repetem-se os cenários, e ainda os gestos, situações, sentimentos. Há obsessões que se vão misturando, se tocam e trocam refazendo-se noutras histórias, ou contando outra vez a mesma de outra maneira - como a questão do duplo, mais evidente em As Personagens de 1990 (Caminho).

O processo denuncia-se principalmente pelos nomes - vão surgir Marisas, Dianas, Miguéis, vários David e Tom ou Charlie.

Quanto aos nomes, não respeitam géneros. Repetem-se numa colecção juvenil editada entre 1991-92 (Caminho) que tem por base de título A Casa: A Casa dos Pássaros, A Casa dos Penhascos, A Casa do Nevoeiro, A Casa das Sombras, A Casa da Areia. Aventuras de um pequeno grupo de cinco heróis - a invocar a famosa Enid Blyton: os irmãos David e Cristina, a prima Mónica, o amigo João, e o cão Charlie. Os miúdos desvendam mistérios por vários locais da ilha da Madeira. A mãe, Carla, escreve livros. Em A Casa do Nevoeiro parece que se apaixona por um pintor de anjos de nome Miguel.

Tom é o protagonista de A Cidade Fantasma, passado em Londres (Caminho, 1993). Um escritor de policiais que vai casar com uma Patrícia. A mulher é sempre «a mãe, a bruxa, a amante, a filha pequenina» como a psiquiatra de Num Lugar Solitário, que lá mais para a frente se descobre chamar Patrícia, ter uma irmã-duplo Micaela, e por paciente um pintor chamado Tom. Uma história com capelas, a passar pelo Paul do Mar, como A Casa do Nevoeiro.


O registo policial vai ser preterido nos livros seguintes. A Noite Escura da Alma (Caminho, 1997) é o nome do terceiro e último conto que compõe o volume. Juntam-se-lhe O Anjo Esquecido e Sete Anos, a evoluírem para um romance pautado pela música das Variações Goldberg. A casa anima-se diante da paixão de Tom por Marisa. Esta tem um(a) duplo chamado Patrícia. No conto final, uma Marisa-filha transfere a paixão pelo pai-Tom para um namorado David.

Bibliografia


Matar a Imagem - Editorial Caminho 1989

As personagens – Editorial Caminho - 1990

A Casa dos Penhascos – Editorial Caminho - 1991

A Casa dos Pássaros - Editorial Caminho 1991

A Casa das Sombras - Editorial Caminho 1991

A Casa da Areia - Editorial Caminho 1991

A Última História - Editorial Caminho 1991

A Cidade Fantasma - Editorial Caminho 1993

Num Lugar Solitário - Editorial Caminho 1996

Fairy Tales – Black Sun - 1996

A Noite Mais Escura da Alma - Editorial Caminho 1997

A Casa do Nevoeiro - Editorial Caminho 1997

A coisa que eu sou – Relógio d'Água – 1997

As rosas mortas – Relógio d'Água - 1998

O rosto de Deus - Relógio d'Água 1999

Até que a morte nos separe - Relógio d'Água 2000

Se eu Morrer Antes de Acordar - Relógio d'Água 2000

O Vale dos Malditos - Black Sun 2000

A Dança dos Fantasmas - Relógio d'Água 2001

A Linguagem dos Pássaros - Relógio d'Água 2001

O ponto de vista dos demónios - Relógio d'Água 2002

Intimações da Morte - Relógio d'Água 2002

Contos - Relógio d'Água 2003

Se nos encontrarmos de novo - Relógio d'Água 2004

O sentido da neve - Relógio d'Água 2005

O Mar de Gelo - Relógio d'Água 2005

Se gostas desta mensagem por favor partilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

Sem respostas "Ana Teresa Pereira"

Enviar um comentário