Centro da Mãe

0 comentários


QUEM SOMOS?

O Centro da Mãe é uma Instituição Particular de Solidariedade sem fins lucrativos. Está sedeado na Avenida Luís de Camões, Bloco 14 R/c Dto., Bairro do Hospital, estando aberto das 9.00 às 12.30 e das 14.00 às 17.30, excepto ao fim-de-semana.

Foi formado em Junho de 1999 com o objectivo principal de construir um lar para acolher entre 10 a 12 grávidas e jovens mães em situação de risco, com os seus filhos, não existindo actualmente na Madeira qualquer lar para este fim.

Esta Instituição Particular de Solidariedade Social rege-se pelos princípios do respeito pela vida humana e tem como objectivos principais a realização pessoal e integração sócio-familiar das grávidas e jovens mães em risco e garantir o direito à vida, bem-estar e educação dos seus filhos.

Funciona com uma equipa multidisciplinar composta por uma Assistente Administrativa e uma Assistente Social remuneradas pelo Centro, uma Psicóloga destacada pela Direcção Regional de Educação, uma Psicóloga em estágio curricular da Universidade da Madeira, uma Animadora Sociocultural em Estágio Profissional e uma Auxiliar de Serviços Gerais num Programa ocupacional para desempregados, ambas através do Instituto Regional de Emprego.

Sempre que há possibilidade, o apoio e acompanhamento destas mães é feito no seu âmbito familiar ou local de habitação; no entanto existem situações graves de extremo isolamento e desespero pessoal que exigem um ambiente acolhedor onde se possam prestar os cuidados profissionais necessários, além de acompanhamento durante a gravidez, aquisição de competências parentais e também a formação profissional que ofereça às mães e suas famílias a possibilidade de um futuro independente e seguro.

De forma a colmatar esta situação, iniciou-se em Outubro de 2008 o curso de Assistente Familiar e Apoio à Comunidade, de nível II com equivalência ao 9º ano, na Escola da Apel, que terá a duração de dois anos.

No final de 2007 teve início um curso de manicura, por ser uma área muito valorizada pelas nossas mães, e que lhes permitirá valorizarem-se para um trabalho futuro, assim como, o acesso a consultas de medicina dentária gratuitamente, situação impossível de comportar pelas utentes, devido aos baixos rendimentos.

Todas as mães que chegam ao Centro, quer sejam encaminhadas por uma Assistente Social ou outros Técnicos, são atendidas pela Assistente Social e pela Psicóloga para avaliação da sua situação. Todos os casos são atendidos individualmente, sendo “cada caso um caso”, variando os apoios prestados consoante a avaliação das necessidades e a nossa capacidade de resposta existindo, igualmente, um apoio ao nível de papas, leite e fraldas, constituindo estes últimos a maioria dos pedidos.

Até ao momento encontram-se inscritas 480 utentes, sendo que 147 delas se inscreveram em 2007 verificando-se, assim, um aumento significativo de mães em risco na R.A.M. se tivermos em conta o facto de as utentes terem começado a ser atendidas apenas em 2001.

Neste 2.º Período foi escolhido a Associação Centro da Mãe para fazermos a nossa campanha de solidariedade entre a comunidade educativa da escola. Aceitamos, portanto, donativos. O Centro da Mãe necessita:

· Leite para lactentes;

· Papas com e sem glutén;

· Bens alimentares para crianças pequenas;

· Fraldas descartáveis de todos os tamanhos;

· Lençóis e cobertores (para berço e camas de adulto);

· Artigos de puericultura;

· Carrinhos de bebé, berços;

· Cadeirinhas tipo “maxi-cosi”;

· Parques para bebé;


A biblioteca continua à espera dos donativos da comunidade educativa para esta instituição. Esses donativos podem ser deixados na biblioteca onde temos também o calendário à venda por 5€, dinheiro que reverte todo a favor do Centro da Mãe.


Se gostas desta mensagem por favor partilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

Sem respostas "Centro da Mãe"

Enviar um comentário