DIa Mundial da luta contra o cancro

0 comentários
Dia Mundial da Luta Contra o Cancro - 8 de Abril

O que é o Cancro?

Cancro ou neoplasia é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células anormais. Elas invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (quando ocorrem as metástases). 
O comportamento das células cancerosas pode ser explicado por mutações genéticas ou secreção anormal de hormônios ou enzimas. 
Essas células tendem a ser muito agressivas, formando os tumores (ou acúmulo de células cancerosas) que podem ser benignos ou malignos. 
Geralmente, o câncer começa no órgão onde as células anormais iniciam o ataque. Se for diagnosticado, pode ser curado com cirurgia ou radioterapia. E quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Algumas causas de Cancro

Hoje já se sabe que são raros os casos de cancro relacionados exclusivamente a factores hereditários. No entanto, pode-se dizer que é forte a influência de factores externos, como o meio ambiente ou hábitos e costumes presentes em nosso dia-a-dia.

Essa pode ser uma boa notícia, pois assim fica mais fácil evitar esse problema. Sem causar grandes transtornos na nossa rotina ou deixar de lado aquilo que gostamos de fazer ou comer, é possível reduzir os riscos de adoecer. 


Primeiro, é bom deixar claro que os factores ambientais são responsáveis por 80% a 90% dos casos de cancro.

Só para dar alguns exemplos: o cigarro pode causar cancro de pulmão; a exposição excessiva ao sol pode causar cancro de pele e alguns vírus podem causar leucemia. E ainda, alguns estudos revelaram que certos alimentos também são factores de risco. Então, pensar nos alimentos que ingerimos diariamente é um passo importante para sairmos vitoriosos nessa luta.

Tipos de Cancro mais comuns

Os tipos de cancro mais comuns no país são os de pele, pulmão, mama, estômago, colo uterino e próstata. O cancro de pele é o tipo que possui maior incidência.

O tratamento de cancro pode ser feito através de cirurgia, da radioterapia, da quimioterapia e do transplante de medula óssea, em muitos casos essas modalidades devem ser combinadas. Este dia foi criado para ampliar o conhecimento popular sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.

Nas duas últimas décadas, aumentou o risco de uma pessoa adquirir cancro. Para prevenir o Cancro é aconselhável a população parar de fumar, possuir uma dieta alimentar saudável, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar a exposição prolongada ao sol e usar filtro protetor solar factor 15 ou superior, as mulheres devem sempre realizar o exame da mama mensal, a mulher deve submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo de útero (Papanicolau), os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o cancro da Próstata avaliado e receber as devidas orientações.

Se gostas desta mensagem por favor partilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

Sem respostas "DIa Mundial da luta contra o cancro"

Enviar um comentário