Isabel Alçada

0 comentários

Isabel Alçada

Isabel Alçada, nome literário de Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar nasceu em Lisboa, a 29 de Maio de 1950, é professora e escritora portuguesa.

Depois dos estudos secundários, no Lyceé Français Charles Lepierre, ingressou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Filosofia, em 1974. Dez anos mais tarde, finalizou um mestrado em Análise Social da Educação, na Universidade de Boston, nos EUA (1984), reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa.

Começou a trabalhar, ainda estudante, no Centro de Psicologia e Formação Psicoforma (1973-1974) e, no rescaldo da revolução, passou a integrar os quadros do Ministério da Educação, primeiro como técnica da Direcção-Geral Permanente de Educação (1975), depois como técnica do Secretariado de Reestruturação do Ensino Secundário (1975-1976). Entre 1976 e 1985 dedicou-se ao Ensino Básico, como professora das disciplinas de Língua Portuguesa e História e Geografia de Portugal. Em 1985 começou a leccionar (como Professora-Adjunta) na Escola Superior de Educação de Lisboa, na área da Sociologia da Educação.

Iniciou-se na escrita juvenil em 1982, juntamente com Ana Maria Magalhães. Dessa parceira resultaram mais de cinquenta títulos da colecção Uma Aventura, também adaptada à televisão e ao cinema.

Exerceu funções públicas, tendo sido nomeada administradora da Fundação de Serralves (2000-2004) e comissária do Plano Nacional de Leitura (2006). Em 2009 foi empossada como Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional, dirigido por José Sócrates.

Isabel Alçada é casada com Emílio Rui Vilar

Se gostas desta mensagem por favor partilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

Sem respostas "Isabel Alçada"

Enviar um comentário