Dia Mundial da Criança

0 comentários
1 de Junho

O primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950. Após a 2ª Guerra Mundial, em 1945, os países da Europa, Oriente Médio e China, entraram em crise. As populações destes países viviam muito mal, em especial as crianças. Os adultos estavam preocupados em normalizar a sua vida quotidiana, deixando para último plano a Educação.

Muitos pais enviaram os seus filhos trabalhar para contribuir para o sustento da família; e os orfãos não tinham escolha. Os trabalhos eram pesados para as crianças, mas elas trabalhavam o dia inteiro, a semana inteira, sem qualquer direito a descanso.

Foi quando em 1946, a ONU (Organização das Nações Unidas), começou a tentar mudar esta situação, surgiu então a UNICEF que é conhecida mundialmente pelo que faz pelas crianças em todo o mundo!

Apesar de todos os esforços naquela altura, ainda era difícil fazer com que o Mundo respeitasse os direitos das crianças.

Foi então que em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs à ONU que fosse criado um dia dedicado as crianças em todo o mundo.

* Este dia foi comemorado pela primeira vez em 1 de Junho de 1950.

Mas em muitos países esses direitos continuam a não ser respeitados e continua a existir exploração das crianças no trabalho. Em Portugal também temos casos desses...

"Com apenas 12 anos, uma criança paquistanesa foi assassinada por denunciar os castigos corporais a que ela e outras crianças estavam sujeitas, numa fábrica de tapetes. Já não lhe podemos desejar, hoje, um feliz Dia da Criança.
Ao longo do dia, escreverei aqui sobre algumas crianças que conheci, em Portugal e em vários pontos do mundo, que não tiveram direito a uma infância feliz."
Carlos Barbosa de Oliveira


Se gostas desta mensagem por favor partilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

Sem respostas "Dia Mundial da Criança"

Enviar um comentário