Dia Internacional Da Língua Materna

0 comentários

Celebra-se a 21 de Fevereiro o Dia Internacional da Língua Materna. Proclamado pela Conferência Geral da UNESCO em Novembro de 1999, desde Fevereiro de 2000 que se comemora este Dia Internacional, com o obje(c)tivo de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.

Estimam-se em quase 6000 as línguas faladas no mundo, mas cerca de metade está perto da extinção. Neste contexto, a UNESCO propõe que a Internet contribua para a recuperação das línguas ameaçadas. Assinale-se que o português não faz parte deste conjunto, dado que se crê ocupar a 6.ª posição na lista dos idiomas mais falados no Mundo.

Hoje é Dia Internacional da Língua Materna. A Língua Materna é a primeira língua que aprendemos, desde o nascimento e é, por isso, a língua que geralmente dominamos melhor. Ao aprendermos outras línguas estamos a aprender a interpretar o mundo de forma diferente, porque cada país tem a sua língua e cultura. Como será que se diz “Bom dia” noutras línguas? Em francês diz-se “Bonjour”, em espanhol ”Buenos dias”, em chinês “Bú yòng xiè” e em Inglês sabes como se diz “Bom dia”? (A bandeira olímpica representa a união de povos e raças, e é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores)

O objectivo da comemoração desta data é o de promover a diversidade e desenvolver uma consciência maior das tradições linguísticas e culturais baseadas na compreensão e no diálogo.

A língua materna, aquela das primeiras palavras e da expressão do pensamento individual, é a base da história e da cultura de cada indivíduo. As línguas, com suas implicações complexas em termos de identidade, de comunicação, de integração social, de educação e de desenvolvimento, têm uma importância estratégica para os povos e para o planeta.

Devido aos processos de globalização, elas encontram-se cada vez mais ameaçadas. Quando as línguas se extinguem, a diversidade cultural é reduzida, pois, com elas, perdem-se também perspectivas, tradições, memórias colectivas e modos únicos de pensamento e de expressão. Enfim, recursos preciosos para garantir um futuro melhor.

As línguas maternas e a coexistência pacífica

Para a Directora Geral da UNESCO, Irina Bokova, nesse contexto, é preciso que os governos de todos os países estimulem o multilinguismo.“É fundamental o encorajamento de políticas linguísticas regionais e nacionais coerentes, que contribuam para uma utilização apropriada e harmoniosa das línguas no seio de uma comunidade e de um determinado país”, alerta Bokova.

Segundo a Directora da UNESCO, tais políticas favorecem a adopção de medidas que permitam a cada comunidade de locutores utilizar sua língua materna no espaço público e no privado, dando aos locutores a possibilidade de aprender e de utilizar outras línguas locais, nacionais e internacionais.

(imagem acima, IRINA BOKOVA)

“O respeito por todas as línguas é um factor chave para assegurar a coexistência pacífica, sem exclusão, das sociedades e, no seu seio, de todos os seus membros”, observa Bokova. Ainda lança um apelo à comunidade internacional para que a língua materna receba o lugar fundamental que lhe cabe, num espírito de respeito e de tolerância que abre caminho para a paz, desafia a Diretora Geral da UNESCO.

Se gostas desta mensagem por favor partilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

Sem respostas "Dia Internacional Da Língua Materna"

Enviar um comentário